domingo, 22 de junho de 2014

Após Uma Partida de Futebol na Copa do Mundo de 2014.

O desporto enquanto produto social é o reflexo de um país moribundo, acrítico e sem capacidade para se recriar a si mesmo. As coisas estão mal, não existem bases, nem pilares e muito menos ideias para alavancar mudanças. Continuamos a viver do "isto resolve-se" e da sorte.

Creio que hoje assistimos ao fim do último reduto que detinha alguma produtividade em Portugal (o futebol). E não foi por acaso: as questões culturais são dependentes da acção social. Está tudo ali, está tudo concentrado em 90 minutos. Aquilo é a história de Portugal.


Talvez com o tempo a sociedade Portuguesa perceba a catástrofe que tem em mãos. Talvez deixe de procurar culpados no escuro e se torne crítica de si mesma.


Estou a dois dias de sair do país e não consigo deixar de me sentir com medo de mais tarde regressar. Tenho medo desta tragédia, mas tenho ainda mais medo que em Portugal se continue a olhar para o lado e a remeter tudo para a fé na "nossa senhora de Fátima".

Assim não vamos lá. Assim em todas as arenas da realidade jamais teremos balizas e jamais chegaremos até elas.

1 comentário:

  1. Para onde foste? Compreendo perfeitamente o que dizes. Mas não deixa de ser o nosso país, e para o mudar (e eu acredito que seja possível) tem que ser por dentro.

    ResponderEliminar